Você seria contratado pela Amazon?

A Amazon é uma das empresas com o maior crescimento no mundo nos últimos anos, centrada em um modelo de negócio definido de forma muito clara para a conquista do maior espaço possível no mercado varejista, a partir das suas operações online.

Recentemente, no dia 18 de outubro, com seu processo incansável de expansão, a companhia de Jeff Bezos começou a vender produtos eletrônicos no Brasil, indo além da costumeira venda de livros.

Jeff Bezos, CEO da Amazon (foto Mario Tama/Getty Images)

Matéria publicada pelo Globo.com destaca que o marketplace da empresa – loja virtual que permite vender produtos de terceiros em sua plataforma – começou a ofertar aparelhos de TV, celulares, câmeras e demais acessórios do ramo.

O presidente da Amazon Brasil, Alex Szapiro, escreveu em sua página do Linkedin que um "time fantástico" trabalhou duro para lançar a loja de eletrônicos no país.

De acordo com a reportagem, em nota a clientes, analistas do BTG Pactual escreveram que o investimento da Amazon no país deve ser gradual, embora "não seja uma tarefa fácil estimar os próximos passos" da empresa no Brasil.

Segundo os analistas, investimentos recentes em outros países, como a aquisição da Whole Foods nos EUA, parcerias no México para um novo centro de distribuição e aquisição de uma fatia minoritária de uma varejista na Índia, indicam que a empresa deve investir de forma gradual, "apesar do aumento dos tipos de produtos no Brasil".

A equipe do banco destaca que, considerando o foco da empresa nos níveis de serviço e um potencial aumento em seu tráfego nos próximos meses, a Amazon é umas das empresas que devem se beneficiar do crescimento esperado para a internet no Brasil.

"No entanto, o ritmo gradual de expansão deve ser similar ao que aconteceu em mercados como França, Itália e Japão, no qual a Amazon enfrentou concorrentes bem estabelecidos, mas conseguiu se tornar um dos top 3, com participação de mercado entre 10% e 15%", escreveram os analistas do BTG.

E se a Amazon estivesse contratando e você fosse participar de um recrutamento na empresa? Se enquadraria no perfil definido?

Veja a seguir os 14 princípios da Amazon, estabelecidos como características fundamentais para os seus funcionários:

Obsessão pelo Cliente Líderes têm como ponto de partida o cliente e fazem a lição de casa. Eles trabalham com determinação para conquistar e manter a confiança do cliente. Apesar de líderes estarem atentos a concorrentes, sua obsessão é pelos clientes.

Senso de Dono Líderes agem como donos do negócio. Eles pensam a longo prazo e não sacrificam os valores de longo prazo por resultados de curto prazo. Eles atuam em nome de toda a companhia, sem se limitar a sua própria equipe. Eles nunca dizem “esse não é meu trabalho”.

Inventar e Simplificar Líderes esperam e exigem inovação e invenção de suas equipes e sempre encontram maneiras de simplificar. Eles estão cientes do mundo lá fora, buscam novas ideias em todos os lugares e não são limitados por “isso não foi inventado aqui”. À medida que fazemos coisas novas, aceitamos que podemos não ser compreendidos por um longo período.

Estar Certo, e Muito Líderes estão certos, e muito. Eles têm um bom senso apurado e bons instintos. Eles buscam perspectivas diferentes e trabalham para desconstruir suas próprias certezas.

Aprender e Ser Curioso Líderes nunca param de aprender e sempre buscam se desenvolver. Eles têm curiosidade por novas possibilidades e agem para explorá-las.

Contratar e Desenvolver os Melhores Líderes elevam o nível de desempenho em cada contratação e promoção. Eles reconhecem talentos excepcionais e estão interessados em movimentá-los em nossa organização. Líderes desenvolvem líderes e levam a sério o seu papel no desenvolvimento dos outros. Nós trabalhamos em favor de nossos colaboradores para inventar mecanismos de desenvolvimento, como o “Career Choice”.

Insistir nos Mais Altos Padrões Líderes têm altos padrões, de maneira incessante – muitas pessoas podem pensar que esses padrões são injustificadamente altos. Líderes estão constantemente elevando o nível dos resultados e direcionando suas equipes a entregar produtos, serviços e processos de alta qualidade. Líderes asseguram que defeitos não passem despercebidos e que os problemas sejam resolvidos de forma definitiva.

Pensar grande Pensar pequeno é uma profecia autorrealizável. Líderes criam e comunicam uma direção ousada que inspira resultados. Eles pensam diferente e olham em todos os lugares para encontrar maneiras de servir aos clientes.

Estar Pronto para Agir Velocidade é importante para o negócio. Muitas decisões e ações são reversíveis e não demandam estudo aprofundado. Nós valorizamos a tomada de risco calculada.

Frugalidade Faça mais com menos. Limitações geram desenvoltura, autossuficiência e invenção. Não se ganham pontos extras aumentando o número de funcionários, tamanho do orçamento ou as despesas fixas.

Conquistar Confiança Líderes ouvem atentamente, falam de forma educada e tratam os outros com respeito. Líderes são autocríticos em público, mesmo que isso seja desconfortável ou constrangedor. Líderes sabem que não há perfeição em suas equipes. Líderes comparam a si próprios e suas equipes com os melhores.

Mergulhar Profundamente Líderes operam em todos os níveis, mantêm-se ligados aos detalhes, auditam com frequência e desconfiam quando as métricas e a observação prática são diferentes. Nenhuma tarefa está aquém deles.

Manter-se Firme; Discordar e Assumir o Compromisso Líderes são obrigados a questionar decisões de forma respeitosa quando discordam, mesmo que isso seja desconfortável ou cansativo. Líderes têm convicção e são perseverantes. Eles não cedem em prol da coesão social. Depois que uma decisão é tomada, eles assumem totalmente o compromisso.

Entregar Resultados Líderes focam nos fatores-chave para o seu negócio e os entregam com qualidade adequada e em tempo hábil. Apesar dos contratempos, eles estão prontos para qualquer situação e nunca se acomodam.

Veja também

Gerencie Melhor é uma publicação de EMC Sistemas, com o objetivo de disseminar informação

gratuita e de qualidade, para a melhoria dos resultados das empresas com dicas de gestão empresarial.

(31) 3851 3838 | marketing@emcsistemas.com.brwww.emcsistemas.com.br

João Monlevade, Minas Gerais - Brasil