A propaganda não é a alma do negócio

Se há pouco tempo o cliente era presa fácil no mundo da propaganda, hoje a história mudou, com sua decisão dependendo de muitos fatores que se somam nos múltiplos canais ao longo da sua jornada até uma compra ou contratação.

 

Isto derruba a antiga máxima de que "a propaganda é a alma do negócio" e obriga a mudança de comportamento das empresas, criando bifurcações na linha reta que até então levava o consumidor direto até o fundo do funil de vendas.

 

A mudança se deu principalmente a partir do desenvolvimento de uma posição mais crítica dos consumidores, aliada à facilidade para se manifestar a partir da proliferação de redes sociais, fóruns de discussão, sites para reclamações e denúncias sobre mau atendimento.

 

Uma insatisfação compartilhada tem a capacidade de causar prejuízos de imagem com perda financeira muitas vezes fatal para uma empresa. Da mesma forma que boas recomendações podem ser a prova social que impulsionará decisões de compra ou contratações que vão impactar positivamente os seus resultados financeiros.

 

Tudo nos leva a uma realidade onde relacionamento é a alma do negócio, somando-se, é claro, a um bom produto e a boa qualidade do serviço prestado.

 

Sem isto, não há propaganda que resolva a longo prazo, pois bastará o contato com a empresa no mundo real para que, em pouco tempo, o cliente seja frustrado e se torne um detrator da marca que não entrega o que promete.

 

Não é por acaso que as empresas estão a cada dia mais voltadas para a melhoria do relacionamento com os seus clientes, criando pontos de contato com ações que melhorem a sua experiência.

 

Afinal, uma empresa pode ser criada a partir de uma ideia, com apenas um produto mediano e pouco relacionamento. Mas não sobreviverá no mercado nesta condição, porque certamente não terá o principal ativo necessário para isto: os clientes satisfeitos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Veja também
Please reload

Gerencie Melhor é uma publicação de EMC Sistemas, com o objetivo de disseminar informação

gratuita e de qualidade, para a melhoria dos resultados das empresas com dicas de gestão empresarial.

(31) 3851 3838 | marketing@emcsistemas.com.brwww.emcsistemas.com.br

João Monlevade, Minas Gerais - Brasil