No mundo empresarial, o que é preciso para ser o melhor?

 

Certamente, você almeja ser reconhecido na sua área de atuação como o melhor entre seus concorrentes, mas será que seu conceito de construção do sucesso está baseado em um comportamento adequado?

Para refletir, responda sinceramente às perguntas a seguir.

 

1. Ser melhor é praticar a concorrência desleal para atingir seu concorrente porque nos negócios os fins justificam os meios?

 

2. ​Ser melhor é priorizar a oferta de um preço baixo, mesmo sabendo que isto significa um produto ou serviço de qualidade ruim, para aumentar sua carteira de clientes a qualquer custo?

 

3. Ser melhor é resultado apenas de um esforço pontual para ser reconhecido sem precisar se preocupar primeiro em prestar um serviço à altura do mercado?

 

Se você respondeu sim a alguma das três perguntas acima, precisa rever urgentemente suas estratégias, mas principalmente seu comportamento como pessoa. Porque ser melhor no mundo dos negócios é resultado de uma caminhada em sentido contrário ao que vimos acima como questionamentos provocativos que retratam a realidade do pensamento de muitos empresários.

 

A disputa acirrada no meio empresarial leva as pessoas a perderem algumas referências sociais fundamentais que devem ser aplicadas ao mundo dos negócios, como em tudo na vida. Todas estão inevitavelmente conectadas e sustentadas pela necessidade inegociável de agir eticamente.

 

E mesmo baseando suas ações em uma postura ética, ainda é preciso percorrer uma longa e árdua trajetória para realmente ser melhor no mundo dos empreendimentos empresariais, praticando uma boa gestão do seu negócio.

 

Pergunte-se com que empresa você gostaria de relacionar

Adote um comportamento empresarial que o deixaria satisfeito se fosse praticado por uma empresa com a qual você tivesse que negociar. Não ofereça aos seus clientes uma experiência que você não gostaria de vivenciar. Invista na qualidade dos seus produtos e fuja da falsa ideia de lucro fácil que não se sustenta em longo prazo porque está baseado em um produto ou serviço ruim.

 

Planeje sua evolução e não pare de buscar melhorias

Considere que você nunca atingirá o ponto final no que diz respeito a necessidade de melhorar seu produto ou serviço. Planeje seus próximos passos de forma que seu produto ou serviço acompanhe as tendências do mercado e atenda às necessidades dos clientes. Evolua sempre.

 

Não pense que é possível prosperar sozinho

Para ser o melhor, principalmente na prestação de serviços, não pense que é possível ser multitarefas resolvendo tudo sozinho. Tenha uma equipe qualificada para prestar o atendimento necessário ao cliente, seja na orientação para uma compra perfeita ou na solução de um problema detectada ao utilizar um produto ou serviço. Qualquer coisa diferente disto é um desrespeito ao cliente que, mais cedo ou mais tarde, vai sentir na pele o reflexo da falta de estrutura da empresa com a qual se relaciona.

 

< Leia também: Boas práticas de gestão para aplicar na sua empresa

 

Concluindo

Podemos concluir que a conquista de reconhecimento no mercado é fruto de atitudes e ações positivas no dia-a-dia, aplicadas desde a concepção do seu produto ou serviço até a entrega do que o cliente precisa para alcançar os resultados esperados na relação com a sua empresa. Só assim é possível ser o melhor!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Veja também
Please reload

Gerencie Melhor é uma publicação de EMC Sistemas, com o objetivo de disseminar informação

gratuita e de qualidade, para a melhoria dos resultados das empresas com dicas de gestão empresarial.

(31) 3851 3838 | marketing@emcsistemas.com.brwww.emcsistemas.com.br

João Monlevade, Minas Gerais - Brasil